Páginas

Meu Boi... Nosso Patrimônio Cultural


NOSSO OBJETIVO É PESQUISAR, DIVULGAR E ORGANIZAR AÇÕES DO FOLQUEDO DO BOI DE REIS NO RIO GRANDE DO NORTE. BUSCANDO NESSES GRUPOS A SUA ORIGINALIDADE E CONTINUIDADE. O BOI DE REIS NO RN DEVE SER INVESTIGADO, INSTIGADO, RECONHECIDO E INCENTIVADO POR TODO O BRASIL COMO TRADIÇÃO NACIONAL.


Minha Santa Madalena, virgem dos cabelos loiros...

Minha Santa me ajude na massa do pão criolo...

Ai Juvelina, que é seu Juvenal

É hora de tirar leite meu garrote quer mamá

Balança que pesa ouro num pesa todo metal

A moça chupa laranja de baixo do laranjal...


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Gigante do Boi de Reis do RN



O Gigante no Boi de Reis


O gigante é um personagem no caso do boi de reis que representa o imaginário do homem rural, na historia o gigante tem mais de duzentos anos e sai com sua burrinha à procura de sua mulher Maria Isidora Conceição Pia Mateus, na dramatização é cantada a musica:

TRECHO:

Gigante que bixo é esse

Que na roda apareceu

Foi por causa do Gigante

Que a amozona se perdeu


Cavalo marinho genitiador

Cadê meu cavalo com o seu amor

Da-lhe da-lhe, da-lhe da-lhe  meu cavalo


Gigante que bixo é esse

Deixa de cerimônia

Já estou acostumado com

A sua pouca vergonha


Cavalo marinho genitiador

Cadê meu cavalo com o seu amor

Da-lhe dalhe  meu cavalo



Chegando no terreiro ele mascarado (uma enorme cabeça geralmente de papelão pintado com cabelo de algodão, chega pulando e dançando em sua burrinha e sempre a procura de sua mulher com mais de 200 anos, personagem cômico, personificação de um estrageiro alto, em algumas localidades associa-se ao momento da morte do boi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário