Páginas

Meu Boi... Nosso Patrimônio Cultural


NOSSO OBJETIVO É PESQUISAR, DIVULGAR E ORGANIZAR AÇÕES DO FOLQUEDO DO BOI DE REIS NO RIO GRANDE DO NORTE. BUSCANDO NESSES GRUPOS A SUA ORIGINALIDADE E CONTINUIDADE. O BOI DE REIS NO RN DEVE SER INVESTIGADO, INSTIGADO, RECONHECIDO E INCENTIVADO POR TODO O BRASIL COMO TRADIÇÃO NACIONAL.


Minha Santa Madalena, virgem dos cabelos loiros...

Minha Santa me ajude na massa do pão criolo...

Ai Juvelina, que é seu Juvenal

É hora de tirar leite meu garrote quer mamá

Balança que pesa ouro num pesa todo metal

A moça chupa laranja de baixo do laranjal...


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sitio Buracos (três grupos de Boi de Reis semi-ativos)

Comunidade simples, estrada de areia, cada Sítio é uma comunidade então existe vários sítios vizinhos, a maioria constituído pela mesma família, todos vivem da agricultura de subsistência, uns trabalham na usina, outros no corte da cana de açucar. Possuem pequenos comércios na sua própria casa, muitas mulheres e crianças ociosas. As mulheres possuem muitos filhos, acreditamos que algumas crianças que nasceram com um tipo de síndrome, outros com problemas de pele e osteoporose congênita, sejam devido a casamentos com algum grau de parentesco. A falta de higiene básica contribui para proliferação das doenças.

A comunidade possui uma escola de ensino fundamental, quem se interessar em continuar os estudos tem que se deslocar para a cidade mais próxima, Monte Alegre ou São José do Mipibu. O uso de bebidas alcoólicas é muito comum nos mais velhos e nos mais jovens, situação essa muito preocupante, pois eles sempre bebem cachaça com certa demasia que apesar de tudo faz parte de sua cultura só deve se educar no contexto do exagero. O uso de armas brancas é comum entre os homens, pois além de ser um instrumento de trabalho, também usado para sua segurança pessoal.

Acreditamos que o Sítio Buracos hoje seja a localidade com o maior número de remanescentes da brincadeira do Boi de Reis do Rio Grande do Norte, pois nessa localidade existem remanescentes de pelo menos 3 grupos de boi de reis semi-ativos com um grande número de rabequeiros, sanfoneiros e brincantes.

Além disso, nas localidades próximas também temos outros grupos e outros remanescentes de Boi de Reis como é o caso de Manibu que existe um grupo de boi de reis, de Laranjeiras do Abdias que tem dois rabequeiros, sanfoneiros e brincantes de Boi de Reis dentre outras localidades próximas.

Boi de Janeiro, Boi de Buraco e Boi Chuvisco - sendo o Boi Chuvisco ainda ativo e os outros dois só com remanescentes...

Principais brincantes
Mestre Zé Mateus falecido no inicio do ano duas semanas após a morte de Mestre Elpídio
Gaspar Filho de Zé Mateus responsavel pelo grupo e brincante de Mateus
Seu Luis contra - mestre que atua no grupo hoje como o mestre do boi
Compadre Bia - brinca de Birico
Severino João - brinca de Galante e toca sanfona
Seu Eduardo - excelente pandeirista
Damião da Rabeca
Cassiano  - Mateus, Rosa ou Catarina
entre outros tantos

Além disso existem os antigos brincantes com mais de noventa anos que não brincam mais boi



Adjacências: Sitio Santa Luzia, Tremembé e Laranjeiras do Abdias e Manibu (outro grupo de Boi de Reis).
                                                                       Bianca de Souza Maggi.
João Lins de Oliveira Filho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário